História
Arquiteta dos pés
A paixão de Juliana pelos sapatos desperta na infância, a partir do olhar atento aos pares da mãe, arquiteta.
A juventude amplia o dom da observação e traça o caminho para as pranchetas da faculdade de arquitetura e urbanismo, onde teoria e prática moldam o gosto pela forma precisa, a inspiração pelo desenho limpo e o desafio do uso de materiais na criação do simples, útil e necessário.
Primeiro um diploma e, bem depois, um detalhe: no meio do caminho tinha um sapato. Entre projetos de arquitetura, planos urbanísticos e consultorias ambientais, um despretensioso curso de design de calçados para dar novos ares à criatividade.
Arrebatador. Em menos de um semestre, no Natal de 2007, Juliana estreava abrindo a sala de sua casa às amigas. Nascia, assim, a coleção Primeiros Passos.
Outros cursos, muitos estudos e, principalmente, a vivência com mestres artesãos nas oficinas e manufaturas de calçados modelaram a técnica e refinaram os traços de Juliana.
Da sala de casa para a rua. Meados de 2010 marca a inauguração da loja no Rua Girassol, 170, Vila Madalena, São Paulo. Os anos de intenso trabalho e aprendizado amadureceram a identidade da marca e firmaram os conceitos de forma, estilo e conforto dos sapatos Juliana Bicudo.
Cuidado e esmero são apenas algumas das assinaturas de Juliana e sua equipe. Artista atenta o cada mínimo detalhe, a arquiteta: perspectivas inéditas, traços atemporais, volumes inusitados. Bom humor, leveza. Cores, sombras, luzes. A criadora confessa que o formação contribui muito para edificar suas ideias: “As linhas puras, mas bastante intensas, geram um olhar de surpresa e desejo”.
E para arquitetar os pés, o couro. A renda e a costura na pelica macia. A camurça cunhada, esculpida pelas mãos de outros artistas: artesãos experientes, mestres no ofício de manufaturar aos pés com engenho e arte.
O lúdico sorriso das curvas, a síntese exata das retas. Balanço, conforto, equilíbrio, harmonia. Respeito, carinho e apuro. Tudo habita o artesanato de Juliana Bicudo, arquiteta dos pés.
10 passos: para ser feito a muitas mãos
Modo de Preparo
- Numa tábua, com cuidado, corte o couro em fatias a Juliana Bicudo: tiras retas, curvas, finas, grossas, geométricas, simétricas, assimétricas, inusitadas.
- Unte o solado com a cola e sobreponha a palmilha.
- Una as fatias de couro, costurando-as bem rente.
- Acrescente o salto e os pregos com equilíbrio e segurança.
- Tempere, sem cerimônia, com punhados de criatividade e pitadas de irreverência.
- Polvilhe as doses de conforto, requinte e feminilidade.
- Regue o sonho com cores a gosto, com ou sem moderação.
- Com cuidado, corte o excesso de couro e linha e transfira os sonhos delicadamente para as formas, deixando-os descansar de 1 a 2 dias.
- Retire da forma e leve os sonhos a fogo alto paro finalizar.
- Leve os sonhos à Rua Apinajés, 1718, 1º andar, Sumaré, São Paulo Capital, prontos para degustação.
Linha do Tempo
Convidamos você a conhecer um pouco mais da nossa caminhada.
A seguir, apresentamos as campanhas que ilustram a trajetória da marca JULIANA BICUDO.
Divirta-se!